terça-feira, 19 de agosto de 2014

SIM OU NÃO - Germano


 Brasília - DF., 17 de agosto de 2014.

É MELHOR DIZER SIM OU NÃO?

Esta semana a apresentadora Ana Maria Braga questionou as pessoas a respeito do tema : SIM ou NÃO  devido as dificuldades que muitas têm em dizer não.

Ora, responder afirmativamente é fácil e o interlocutor do pedido, obviamente, se sentirá agraciado. No que tange a negar a dificuldade atinge a maioria e, costumeiramente há  o sacrifício próprio por não ter a determinação em dizer não. Normalmente, se encontra uma forma com delongas e desculpas não condizentes, onde se procura convencer o solicitante da impossibilidade de atendimento do pedido.

Lendo  uma revista, deparei com a seguinte frase:

'' As duas palavras mais curtas e mais antigas, sim e não, são as que mais exigem  reflexão'' (PITÁGORAS, 582 - 500 A.C. Filósofo Grego).

Fazendo uma retrospectiva  normalmente, existe a assertiva em sacrifício próprio e de familiares, devido a incumbência de resolver problemas criados por outrem, os quais , no porvir, demonstram ser mal agradecidos.

Recordei que nos anos setenta ouvi um colega dizer:

''Germano, se eu tivesse quem resolvesse os meus problemas,  ficaria  sentado em uma cadeira de balanço, então, quem tiver os seus problemas... que resolva"

Acontece que o  colega tinha razão, todavia, quem tem facilidade e disponibilidade na solução dos problemas dos outros, não esmorece e procura ajudar.

Uma negativa, não tenham dúvidas é muito difícil de se dar e decepciona o pedinte, que muitas vezes se torna um adversário em potencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário