quinta-feira, 22 de maio de 2014

ÉTICA - Germano


ÉTICA – Germano

Segundo Augusto Miranda, é um “ s.f. Parte da filosofia que estuda os deveres do homem para com Deus e a sociedade ; de ontologia; ciência da moral.”

Como se lê, é uma palavrinha simples, porém de uma grandeza incalculável para os princípios morais da humanidade, principalmente, a brasilidade e cidadania dos nossos gestores público que estão cada vez mais se deixando levar pelas benesses dos cargos que ocupam.

Costumeiramente se ouve pela mídia os escândalos praticados por homens que exercem cargos de relevância. Pensam eles que jamais serão descobertos, esquecem o adágio popular que diz “AQUI SE FAZ, AQUI SE PAGA”.

Ao longo dos anos todo o poderio exercido cai por terra. Não adiante surrupiar os cofres públicos cujas verbas seriam destinadas para a melhoria da qualidade de vida de diversos brasileiros espalhados pelos mais distantes rincões do País. Não adianta esconder dinheiro em cuecas, calcinhas ou mesmo paraísos fiscais. Quando descobertos o arrependimento é grande. Temos pouco conhecimento daqueles que se dão bem por toda uma vida.

Vez por outra cruzamos com homens que já foram supervalorizados e que hoje amargam o ostracismo até daqueles que, outrora, viviam em seus gabinetes. Isto nos levou a pensar: Qual a causa de tamanha ingratidão? A resposta cai exatamente na falta do exercício da ÉTICA nos devidos momentos.

Atualmente, com a mudança comportamental de grande parte dos conterrâneos, ouvimos de alguns frases que não soam bem e assimilam a falta de ética e honestidade como coisa corriqueira. Os espertos se dão bem, todavia, por um certo período da vida.

O melhor então, é seguir os ensinamentos antigos, vivendo de acordo com as benesses que o suor do rosto possa permitir.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário