segunda-feira, 24 de junho de 2013

VULTOS MATAGRANDENSES -José Lúcio Alves Bezerra -


 
 
 
 
 
 
 
 
 
"JOSE LÚCIO ALVES BEZERRA  ( Vovô Zé Lúcio ) – Márcia Machado


"Vovô tinha estatura elevada, cabelos lisos, sobrancelhas grossas, semblante inquieto e hábitos simples. Dormia cedo para  cedo acordar firme nas decisões e alegre no bom viver, assim era vovô Zé Lúcio. Contador  de  causos  reunia os amigos no final de tarde na calçada da venda e ali contava as histórias das  botijas que descobrira cheias de moedas de ouro  guardadas no  cofre de sete segredos e das visagens que apareciam em noites enluaradas, das pessoas que havia conhecido durante as viagens que fizera por este mundo de meu Deus.
Estes causos de final de tarde aguçavam a minha curiosidade e alimentavam as minhas fantasias infantis. Ansiosamente, eu aguardava que os amigos se retirassem para que me fossem mostrados os potes de moedas de ouro recuperados das botijas. De nada adiantavam suas pacientes argumentações de que os potes de moedas de ouro existiram apenas nos causos. Só após ver aberto o cofre dos sete segredos minha curiosidade se amainava.

Hoje, avalio que foram essas tardes iluminadas pela sua presença e seu prosear que me transformaram numa leitora de livros e de  gente. Nos livros busco histórias que me transmitem a alegre curiosidade daqueles tempos idos.

Nas  pessoas busco a despretensiosa generosidade que fazia com  que   o Senhor, Vovô emprestasse dinheiro aos que viajavam em busca de dias melhores ou que compassem objetos  sem serventia, apenas para ajudar alguém, ou ainda  que oferecesse pernoite e alimentação a grupos de retirantes que, castigados pela seca caminhavam a procura de lugares sem fome. A imagem dessa procissão de rostos desconhecidos, fatigados e silenciosos permanece nas minhas retinas até os dias de hoje.

Quando “mãe veia” reclamava do perigo de abrigar em casa pessoas desconhecidas, sua resposta era sempre a mesma.

-Você não sabe o que é andar pelo mundo  sem encontrar guarida.

Ah Vovô Zé Lúcio... fosse eu capaz de escrever sobre o que você  representou na minha vida e  na de muitas outras pessoas, certamente produziria uma enciclopédia aonde deixaria  registrado em meio as histórias contadas a seu respeito, atos de nobreza, generosidade e retidão de caráter.
Não é por acaso que até hoje, passados mais de quarenta anos de sua partida;  ainda  encontro pessoas que dão testemunhos muitas vezes com lágrimas nos olhos; da sua ajuda generosa que ajudou a transformar suas vidas; todos os adjetivos que conheço não são suficientes para lhe descrever e mostrar  aos que não lhe conheceram que foi você. Por isto finalizo dizendo:

VOVÓ ZÉ LÚCIO, VOCÊ FOI UM GRANDE HOMEM, QUANDO EU CRESCER
QUERO SER IGUAL A VOCÊ!!!!!!!!!!!!! "


NOTA DO BLOG: O texto foi escrito pela prima Márcia Machado , foi republicado  atendendo um pedido do seu afilhado Beto Barbosa. Na  segunda foto  sentados em cadeiras na calçada, Tio Zé Lúcio e seu João Felix.  O tio teve como pai  Lúcio Alves Bezerra e Adelaide Bandeira de Mello nasceu no Sítio Barreiros (Cafundó), zona rural do município de Mata Grande (AL). Casou com Maria Alves Machado e foram pais de Marinete e Maristela.

 

3 comentários:

  1. SIMPLESMENTE MARAVILHOSA ESTA POSTAGEM E QUE RIQUEZA DE CONTEÚDO, TRAZENDO-ME RECORDAÇÕES VALIOSAS...

    ResponderExcluir
  2. SIMPLESMENTE MARAVILHOSA ESTA POSTAGEM E QUE RIQUEZA DE CONTEÚDO, TRAZENDO-ME RECORDAÇÕES VALIOSAS...

    ResponderExcluir
  3. Olá
    estou lendo seu texto junto com meu sogro José Alves Barros, seu Avô era padrinho dele, e ele está contente em ver as histórias de Mata Grande sendo descritas.
    O irmão de meu sogro ainda está em Mata Grande, o Alouísio Barros e espero que podemos nos encontrar em breve.

    ResponderExcluir