quarta-feira, 19 de junho de 2013

VULTOS MATAGRANDENSES - Antonio Barbosa da Silva




Maceió (AL), 19 de junho de 2013.




                                              ANTONIO BARBOSA DA SILVA

 

Nasceu em Mata Grande, no Sítio Gato do Rosário no dia 08/01/1922, filho de João Barbosa da Silva e Júlia Vieira Lucas. Iniciou sua carreira como agricultor, sendo leiteiro e depois vendedor de tecidos na loja de Pedro Ferreira Vilar (Seu Vida), após casar, passou a ser sócio e depois dono da loja de Santa Cruz do Deserto, ingressando posteriormente no ramo de cereais.


O seu pai, JOÃO BARBOSA DA SILVA , nasceu no dia 20.04.1892 em Brejão – Bom Conselho – PE., era filho de Francisco Barbosa da Silva e Maria Felismina, sendo  João Barbosa, descendente de uma família  que veio da Alemanha e se radicalizou em Pernambuco. João Barbosa chegou em Mata Grande por volta de 1910 e casou com Júlia Vieira Lucas, nascida em 16.01.1899, ela, filha de Manoel Lucas do Nascimento e Perciliana Vieira Brandão.

 

Tiveram nove filhos (José, Maria, ANTONIO, Natalício, Otacílio (meu sogro, grande fazendeiro , comerciante que,  também, foi vereador), Luzinete, Pedro, Manoel e Francisco Barbosa da Silva, formando daí a grande família BARBOSA de Mata Grande, cujos descendentes, incluindo, netos, bisnetos, tetranetos, genros, noras e outros agregados ultrapassam e casa das quinhentas pessoas que hoje se dividem entre Maceió , São Paulo, Recife, Belo Horizonte e outras localidades.


Voltando a Antonio Barbosa da Silva, casou em com Rosalva Vieira Brandão (Dalva Brandão) constituindo uma família de treze filhos ( João Airton, José Adauto, José Ivaldo, Ivone,  Maria de Lourdes, Ivan, Francisco, Aparecida, Antonio Roberto, Adeilton, Fátima e Glaucio.

 

Antonio   Barbosa foi um dos maiores fazendeiros do município, comprou a fazenda Curral de Fora, por recomendação de Seu Vida, trazendo na época um belo exemplar de touro da raça nelore. Foi também, grande comerciante, tendo a sua base no distrito de Santa Cruz do Deserto, onde, desde 1954 passou a ser autoridade, quer como sub-delegado distrital, quer como vereador, onde se elegeu por diversas vezes,  quer como candidato a vice-prefeito do então candidato Luiz Celso Malta Brandão e, por volta de 1969 foi eleito prefeito de Mata Grande, apoiado pelo oposicionista Cristiniano Fortes Nunes onde governou de 1970 a 1973 , contra a oligarquia da família Malta. Era um homem destemido, porém, pacato e respeitador, não  registrando fatos que desabonassem  a sua conduta de cidadão.


Um dos seus maiores feitos, foi iniciar a educação dos filhos em Campina Grande e Maceió, onde alguns conseguiram o diploma de nível superior (Maria de Lourdes, Francisco, Roberto e Aparecida). Construiu, quando prefeito, o primeiro matadouro público de Mata Grande ,abriu novas ruas na cidade , afora, algumas escolas municipais.


Tinha uma grande capacidade de liderança e junto com o pai mantinham a família sempre unida e defendiam  o interesse coletivo. Às quintas-feiras da Semana Santa tradicionalmente realizava um almoço no Sítio Gato do Rosário, onde morava João Barbosa. Com a presença de todos da família e uma enorme quantidade de convidados, após o almoço, as questiúnculas familiares eram sanadas e todas as mágoas, perdoadas e esquecidas.

 

João Barbosa e Júlia, Antonio Barbosa e Dalva, faleceram em Maceió, porém os sepultamentos ocorreram  em Mata Grande, após o que, as inimizades entre os membros da família não foram devidamente sanadas, ocorrendo um fato político inusitado. A família Barbosa que chegou a ter cinco candidatos a vereador em uma mesma eleição e conseguiu eleger três, hoje se encontra sem nenhum representante na Câmara.

 

 

0

Não ajudou

 

 


2 comentários:

  1. Ivone que é filha de Antonio Barbosa da Silva casou-se com Antonio? gentileza informar se possível... Chama-se Ivone Brandão não tenho certeza se tem o sobrenome de Barbosa...

    ResponderExcluir
  2. Prezado Germano,
    Gostei muito do seu post, fundamental preservar as histórias das famílias!
    Saberia dizer se João Barbosa da Silva (*20.04.1892 em Brejão, Bom Conselho, PE) possui irmão ou primo chamado Antônio Barbosa da Silva (nasc. aprox 1875 na região de Monteiro/PB ou Afogados Ingazeira/PE), com filho chamado Miguel Barbosa da Silva (nasc. aprox. 1895, nas mesmas regiões)?
    Apreciaria muito saber dos vínculos e passos destes meus antepassados.
    Desde já, Obrigado por vossas considerações.
    Fraterno abraço, Luiz Barbosa, S Paulo SP (lccboss@gmail.com)

    ResponderExcluir