domingo, 28 de abril de 2013

VULTOS MATAGRANDENSES - Cônego Hildebrando Guimarães


 
 
 
 
 

                  -HILDEBRANDO VERÍSSIMO GUIMARÃES -

 

“Nasceu em Mata Grande no dia 31 de agosto de 1929 onde também foi batizado, foi o décimo  filho do ilustre casal Veríssimo Júlio Guimarães e Joana Barbosa Guimarães.

Desde o tempo de criança já alimentava o desejo de tornar-se um homem abnegado ao serviço de Jesus Cristo, iniciando os seus estudos na cidade, porém, ao completar 12 anos  de idade, deixou a sua terra e o aconchego de sua família  para iniciar os seus estudos preparatórios para uma congregação de ministro de Deus no Seminário Nossa Senhora da Assunção em Maceió.  Sempre com o intuito de transmitir ensinamentos a sabedoria de vida e, sobretudo a sabedoria da  alma, ainda muito jovem seguiu para Porto Alegre – RS, onde fez o curso de Teologia no Seminário Central de São Leopoldo, tornando-se  SACERDOTE aos 25 anos de idade, ainda cursando o 3º ano teológico, no dia 08 de dezembro de 1954,  celebrando a sua primeira  missa em Mata Grande, no dia 09 de janeiro de 1955.

No dia 16 de janeiro de 1956  chegou a Diocese de Penedo, jovem e sempre dinâmico o  padre sertanejo iniciou seus trabalhos como  professor e Diretor do Colégio Diocesano, foi Diretor , fundador e cotista da Emissora Rio São Francisco, primeira e única do interior do Estado de Alagoas,  com audiência na sua terra natal. Foi organizador da Cooperativa Agrícola de Penedo, juntamente com  o Bispo da época.

Padre Guimarães quando assumiu a Direção do Colégio, o mesmo passava por uma transformação. Problemas de ordem disciplinar tinham surgido, de modo que o  novo sacerdote encontrou o Colégio com a penas  setenta e oito alunos e o internato já tinha sido fechado.

Com o seu entusiasmo e experiência dinamizou a vivência do Colégio e já no ano de 1957  conseguiu que o internato voltasse a funcionar, restaurou a Banda Marcial que deu vida aos desfiles e excursões do ginásio, criou o Ginásio Noturno e o Curso Científico.

Penedo foi o campo de suas primeiras experiências de pastor, onde verteu o mais duro suor na aprendizagem do conhecimento humano. Foi o berço de sua prática ministerial, local onde externou todo o seu brio, valentia empreendedora e sua imensa bondade.

No ano de 1967 foi nomeado vigário da Catedral – Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, Padroeira da Diocese de Penedo, onde ficou até o ano de 1976 quando passou a conduzir os rebanhos das  Capelas  de Campo Alegre, São Miguel dos Campos e Boca da Mata. Como se não bastasse seu denodado trabalho como pastor era Professor do Estado, tornando-se Mestre na UFAL, onde exerceu as funções de Pró-Reitor para assuntos acadêmicos, completando-se como Membro do Conselho Estadual de Educação e Integrante do Sindicato dos Jornalistas do Estado de Alagoas.

No ano de 1976 ao chegar a Campo Alegre não foi somente um evangelizador, mas acima de tudo um educador preocupado com a formação moral e religiosa do rebanho que tinha que conduzir e já no dia 03 de abril de 1978 inaugurou a primeira escola de primeiro grau maior e quatro anos depois foi fundado o curso de magistério, fruto do seu incansável trabalho junto às lideranças da cidade. Com seus  recursos comprou os instrumentos para  a primeira banda fanfarra e os doou a Escola Cenecista Miguel Matias da qual foi professor e o seu primeiro Diretor  onde ficou por onze anos. Esta Banda chegou a ser classificada como a segunda melhor do Estado.

Sempre dedicado ao serviço Pastoral, em 1982 a capela  tornou-se Paróquia , conseguindo a seguir construir a nova Igreja Matriz de Campo Alegre. Construiu também a Vila São Francisco para abrigar famílias carentes. Construiu o Centro Comunitário Paroquial e ainda a Igreja de Santa Luzia, deixando a paróquia no ano de 1989.

Na cidade de Boca da Mata foi pároco durante 14 anos; quando assumiu ainda era capela, todavia, construiu a Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia, fundou a casa paroquial, foi fundador da feira da fraternidade e professor da Escola Dr. João Evangelista Tenório.

Assumiu por fim, a paróquia de São Miguel dos Campos a maior da Diocese de  Penedo onde passou quase vinte anos lá deixou ótimos feitos  dos quais alguns são citados:

Construção  de Creche e a da Igreja de N. S. de Fátima, no bairro de Fátima; Construção do Salão Paroquial e da Casa Paroquial; Construção da Casa paroquial de Jequiá da Praia e Construção da Igreja Nossa Senhora do Livramento em Roteiro -Al.

Como também era um grande educador, em 1993 assumiu o cargo de Presidente do Conselho Comunitário Cenecista da Escola Cenecista de São Miguel dos Campos- Al.

Monsenhor Guimarães  com 65 anos, 40 de sacerdócio ainda desempenhava com muita eficiência os trabalhos de Administrador da Diocese de Penedo . Ao longo de sua vida  realizou mais ou menos 150.000 casamentos e 700.000 batizados afora inúmeros trabalhos paroquiais.

 Deus tem seus planos  e o  chamou  para a Sua casa, sendo o Monsenhor Hildebrando devoto de Nossa Senhora, teve a honra de voltar ao Pai no  dia 06 de agosto de 1994 ,  mês que nasceu,  dia do Padre e de Nossa Senhora. Os céus  escolheram este dia e as suas funções e obrigações sacerdotais foram caladas”.

 

NOTA:Resumo  extraído do texto do 3º ano Magistério de Campo Alegre, Setembro de 1994 ,enviado  pelo seu  sobrinho Everaldo Gomes Guimarães.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário