domingo, 7 de abril de 2013

O MONTE SANTO E SEU MAGESTOSO CRUZEIRO - Germano


Maceió (AL),  07 de abril de 2013.
 
 
 
 

 
 
 
 
 
O MONTE SANTO E SEU MAGESTOSO CRUZEIRO

 

 

O Monte Santo por  excelência é apreciado por todos e chama a atenção  de quem visita Mata Grande, dado a sua localização estratégica e também, pelos  cruzeiros que acompanham a sua subida a partir da casa paroquial , situada nos fundos da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Esses cruzeiros representam as estações do sofrimento de Nosso Senhor Jesus Cristo e é o local onde, anualmente, durante o  transcurso da Semana Santa são realizadas   “vias-sacras”. Este ano contou com a participação de muitas pessoas.

Às sextas feiras santas, nos últimos anos, fazemos parte de um grupo de homens e juntamente com crianças e mulheres fazemos a caminhada até o Monte Santo e lá rezamos o Terço dos Homens. Ainda ontem, falando com o amigo Deda de Alfredo, ele disse que este ano  compareceram mais de cinquenta pessoas.

O Monte Santo é um natural ponto turístico já que proporciona uma visão fantástica das Serras da Onça, Angicos, Agreste, Boa Sombra, Maxi , e também das fazendas  nelas localizadas, da fonte do Cumbe e de quase todas as casas da cidade.

Não se sabe da época em que foi colocado o primeiro cruzeiro. Algumas pessoas informaram que foi o Padre  Dumouriez Amaral, outros que foi o Padre Manoel Firmino, entretanto, o Sr. Ciro Bezerra, um dos mais idosos  habitantes da cidade, me informou  que àquele que existe lá foi o Padre Manoel Firmino quem colocou, todavia, em substituição a um outro antigo que havia se deteriorado. O primeiro ninguém tem ideia quem colocou.

As outras cruzes de madeira, são periodicamente substituídas, Recentemente fizemos uma campanha com alguns  matagrandenses e providenciamos a substituição de vários deles, momento em que todos foram  pintados com tinta óleo branca, e quem chegava a Mata Grande pelo asfalto, logo da  Serra da Boa Sombra visualizava na mata verdejante as cruzes que se destacavam com o branco neve.

No momento  atual, o Monte Santo está sendo loteado pela família Malta Amaral e já conta com várias casas construídas. Vale ressaltar, que  as cruzes  foram mantidas, havendo uma mudança dos lugares, porém, com  destaques para as pedras pintadas de branco. Houve o  alargamento da entrada o que facilita o acesso de veículos até bem perto do  Majestoso Cruzeiro.

O cruzeiro principal foi totalmente reformado e está com uma aparência fenomenal. Estive lá no dia 06.04.13 e cliquei várias fotos das quais algumas estão sendo publicadas acima.

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário