domingo, 28 de abril de 2013

HOMENAGEM AO REI DO BAIÃO - Filoca

Maceió  (AL), 28de abril de 2013.
MINHA HOMENAGEM AO GRANDE
 
LUIZ  GONZAGA
 
Peço ao nosso criador
Que me dê inteligência
Pra falar do grande gênio
E de sua competência
De nome Luiz Gonzaga
Homem de bom coração
Foi o melhor sanfoneiro
Que nasceu lá no sertão
Nas quebradas dos sertões
Nas terras do céu azul
Nasceu este sanfoneiro
No município de Exu
Filho do seu Januário
A mãe chamava-se Santana
E foi lá em Pernambuco
Que aprendeu tocar sanfona
Nos meus tempos de crianças
Nas festinhas de São João
Só tocava um sanfoneiro
Luiz o  rei do baião
Em sua cidade natal
Que ele falava tanto
Até hoje o povo chora
Vive em eterno pranto
Agradou de norte ao sul
Do nosso grande país
O som que mais se tocava
Era as musicas do Luiz
Falava da grande seca
Que tanto nos castigava
Do sofrimento do povo
Nas musicas  relatava
Já cantou triste partida
A feira de Caruaru
Também o meu Pé de Serra
E o buraco de tatu
A volta da Asa Branca
Juazeiro e Petrolina
A moda da Mula Preta
O cheiro da Carolina
Assum  Preto e Velho Macho
Olha a Pisada e Frei Damião
Maceió e Juazeiro
Pau de Arara e pássaro carão
Apologia ao jumento
Mais o Xote das Meninas
Olha pro Céu meu Amor
E também Cintura Fina
Tá Danado de Bom
Fumando cigarro de palha
Contando uma Lorota Boa
Em sua rede de malha
Como é regra em nossas vidas
Ninguém fica pra semente
Agosto de oitenta e nove
Deus o levou para sempre
Deus do céu que me perdoe
Se for pecado o que eu digo
Um homem como Gonzaga
Não devia ter morrido
Rogamos ao criador
Que não nos deixe na mão
Nos mande um substituto
Do nosso rei do baião
Vinte e nove anos se foram
Ainda não apareceu ninguém
Pra substituir este  homem
Outro igual  não tem
O povo do meu nordeste
Sempre foi muito festeiro.
Perdeu um grande motivo
O velho e bom sanfoneiro
Deus sabe bem o que faz
Pois ele é o Grande Mestre
Levou para trabalhar com Ele
O grande rei do nordeste
Só resta pedir a Deus
Mesmo em forma de oração
Que dê o céu por descanso
Para o nosso Rei do Baião.
 
Zezinho de Laura ( Filoca )

Nenhum comentário:

Postar um comentário