quarta-feira, 27 de março de 2013

A SEMANA SANTA EM MATA GRANDE - Germano








A SEMANA SANTA EM MATA GRANDE.

 

Hoje é quarta feira, dia em que as pessoas aceleram os preparativos para as viagens, visitas aos parentes com as tradicionais guloseimas e bacalhaus cozinhados nas mais diversas formas culinárias, tudo isto, sem contar com o consumo exagerado do vinho.

Quando adolescente, presenciava  todos os anos, a minha mãe Luiza Vilar de Mendonça (Dona Luizinha) adquirir o bacalhau, coentro e cebola para distribuir com os pobres. Era denominado de “o dês jejum da semana santa”, os pedaços na quantidade de “uma quarta” para tentar agradar a todos que a visitavam. O bacalhau, o sal e o charque tinham preços baixos, hoje somente o sal de cozinha ainda se encontra com preços acessíveis.

Durante a semana, as peregrinações pelas ruas da cidade, sempre pela manhã e na quinta e sexta feira santas a tradicional “Via Sacra” rumo ao Monte Santo, onde nas cruzes, todos se ajoelhavam para relembrar o sofrimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Atualmente, na sexta feira santa, muitos se deslocam para rezar “ O TERÇO DOS HOMENS” do qual fazemos parte. Nestes dias, também, várias pessoas vão para  a Serra da Onça onde a escalada é difícil e inacessível para a maioria. Daí a necessidade da criação de uma Secretaria de Turismo em Mata Grande onde a restauração da Igrejinha fosse efetivada, na parte mais íngreme, fosse construída uma escadaria com corrimão e se abrisse outro caminho, preferencialmente, pela Serra do Angico que já tem estradas para automóveis.

À noite, tradicionalmente, o Judas, era caçado, (roubar o Judas), tinha suas nuances de violência, (quem não lembra de Pé de Ferro, no Colosso) ,pois o Judas seria estraçalhado e arrastado pelas ruas da cidade e em outros tempos, somente após o Padre Aloisyo achar a aleluia é que se começava a depredar o  traidor de Jesus Cristo,isto após o replicar do sino da igreja matriz.

A brincadeira atualmente é realizada pelos motociclistas que com suas buzinações  movimentam a cidade atraindo a atenção dos habitantes.

Desejamos uma feliz semana santa aos amigos e amigas que costumeiramente leem os nossos escritos, relembrando que o vinho também deve ser bebido com moderação.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário