quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

A DIFERENÇA ENTRE INTELIGÊNCIA E SABEDORIA

Brasília-Df., 12/12/12.


A diferença não é nada sutil, ainda assim, muitas pessoas costumam confundir inteligência com sabedoria. Então, deixa-me contar um segredo: inteligência e sabedoria são coisas bem diferentes.

A inteligência é a habilidade de manejar conhecimento e aplicá-lo. Se uma pessoa passa 16 horas por dia estudando sozinha ela se torna inteligente, quer dizer, ao menos deveria ser assim se não há problemas de atenção ou cognitivos no processo.

Enfim, uma pessoa pode ficar inteligente com muito estudo, mas uma rotina que afaste sua atenção dos próprios processos mentais e emocionais e psíquicos, das relações do seu próprio âmago e também das relações interpessoais jamais permitirá que ela se torne sábia.


Sabedoria é uma virtude em falta atualmente. Crianças são criadas para ser boas em línguas, matemática, física, química, passar no vestibular, ser o número um, etc. Crescer nessa competitividade nos trouxe um avanço fenomenal na capacidade de reter, interpretar e aplicar informações; com isso, inventamos o carro, o avião, a bomba, a internet, os transplantes, e muitas outras coisas, no entanto, nesse emaranhado de novidades e desejos de ter e comprar,  perdemo-nos.


A sabedoria não nasce do cárcere de ideias. Uma pessoa que pode se tornar sábia é uma pessoa atenta, alguém que sabe aprender com situações, seja com os bons ou maus momentos, com exemplos.

Também não é sinônimo de experiência, passar por inúmeros problemas sem que se saiba avaliar e pesar os acontecimentos não faz de nós sábios. Aliás, sabedoria poderia ser explicada como uma espécie de mistura entre experiência e inteligência. É saber calcular e estudar com atenção as experiências, é ter humildade para reconhecer quando se erra e não se vangloriar de vitórias.

And the intellect rubs off on fear.

Estamos em um período assim, passando conhecimento adiante, seria otimista demais, temos sido assim desde sempre, apenas passando conhecimento.


Em não muito tempo teremos uma sociedade extremamente madura em tecnologia e conhecimentos, contudo, completamente infantilizada no campo emocional,  que nos faria sábios. O egoísmo, a posse, a guerra, a raiva, são sentimentos nosso, inatos, mas é impossível deixar de vê-los como, e tão somente, nossa animalidade se manifestando.


Vejo homens ricos, bem sucedidos, mestres, doutores, pesquisadores, médicos, advogados, todos, atolados em carros importados e móveis de luxo, sem a mínima noção de humildade, de vivência emocional, são pedras teimosas que assistem televisão e discutem a tabela FIPE e falam do dólar, e isso é tudo que podem fazer, é tudo que aprenderam a fazer.


Pois eu vou lhes contar outro segredo: somos inteligentes, mas não o suficiente para usarmos essa inteligência em nós mesmos, não para avaliarmos a necessidade de sabedoria.

Enviado por  Gildo Lopes.

15 comentários:

  1. Obrgado pelas dicas. Eu ja cheguei várias vezes a mesma conclusão e essa explicação enfatizou mais o que ja tinha ou seja, somos inteligente mas ñ usamos a lógica...Ganancia, ambição, inveja, ódio, ou seja, acho que basta ser inteligente para ter esse defeitos todos.
    Forte abraço

    ResponderExcluir
  2. Acredito que a diferença seja muito mais ampla, mas a tentativa de desmistificar ambas colocando-as em seu devido lugar já considero particularmente um gesto de sabedoria. O sábio dá sentido a experiência, o inteligente usa ela apenas como uma espécie de adorno a própria mente.

    ResponderExcluir
  3. gostei .plubicar este artigo e uma prova de sabedoria

    ResponderExcluir
  4. Ta completamente errado.

    ResponderExcluir
  5. Desconheço o teu grau de conhecimento e inteligência, mas éis um sábio pelos seus frutos. O mundo está repleto de conhecedores inteligentes que nada sabem.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom saber que a base da sabedoria ,e a humildade, esta diferencia faz que algumas pessoa tenha sucesso na vida sem necessariamente ter feito faculdade etc

    ResponderExcluir
  7. Muito bom saber que a base da sabedoria ,e a humildade, esta diferencia faz que algumas pessoa tenha sucesso na vida sem necessariamente ter feito faculdade etc

    ResponderExcluir
  8. ...mas que coisa interessante !

    ResponderExcluir
  9. acredito que a inteligencia nos permite entender os fatos,compreender as questoes...a sabedoria em si,é o proprio conhecimento adquirido atravez da inteligencia,sabedoria nesse sentido é o saber.Acredito que tudo esta agregado ,uma coisa nao poderia existir sem a outra.Sabedoria nao tem preço.Como o grande salomão falou a muito tempo atrás "a sabedoria é coisa principal,adquire pois,a sabedoria" ,sabiamente disse isso porque o homem que a possui ,poder ter tesouros incalculaveis em suas maos

    ResponderExcluir
  10. Uma pessoa de mente perfeita seria aquela que consiga aliar sabedoria com inteligência.O Rei Salomão deveria ser assim,pelos seus feitos e pensamentos.

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o texto

    ResponderExcluir
  12. Eu prefiro balancear as coisas, tudo importa, tanto a inteligência e a sabedoria.
    Eles formam um casal perfeito: sabedoria quem dá é deus!

    ResponderExcluir