sexta-feira, 2 de novembro de 2012

DIA DE FINADOS - Germano

Barra de Santo Antonio (AL), 02 de novembro de 2012.



Hoje é o dia dedicado aos finados, neste momento em Mata Grande c a igreja costuma celebrar uma missa na frente do cemitério o que atrai inúmeros fiéis. Este ano, infelizmente, não posso participar devido me encontrar há mais de trezentos quilômetros de distância. Neste dia relembramos as pessoas queridas e que já partiram para o Além, no entanto,  sentimos muito amor por elas e jamais serão esquecidas.

Neste dia os habitantes se deslocam para o cemitério para visitar os túmulos dos seus entes queridos, onde rezam, choram, acendem velas e externa a saudade, o que se tornou em uma tradição iniciada pelos fiéis no século primeiro. A igreja costuma também na hora da celebração da missa divulgar o nome de alguns defuntos, parentes daqueles que tem o cuidado de inserir o nome na relação.

Na parte da tarde a aglomeração de pessoas é maior o que atrai muitos vendedores de velas, fósforos, água mineral, flores e guloseimas, movimentando assim, um pequeno comércio localizado.

Os matagrandense aproveitam a oportunidade para visitar os túmulos dos parentes e amigos falecidos, ocasião também, onde encontram pessoas a quem dedicam especial amizade e que não veem há muito tempo, gerando assim, uma gostosa palestra.

Não obstante me encontrar ausente, costumo frequentar o cemitério da cidade  na qual me encontro, onde, no cruzeiro central acendo as  velas para os meus entes queridos, especialmente  os meus pais, tios, sogra, cunhados e demais parentes e amigos, meus e da minha esposa.

 

Um comentário:

  1. Prezado Germano, não se faz a história, sem preservar e cuidar dos mais velhos, e sem zelar pelos que já partiram. É primordial memorizar os ausentes, bem como engrandecer os mais velhos.

    ResponderExcluir