sábado, 2 de junho de 2012

VULTOS MATAGRANDENSES - Pedro Ferreira Villar - Seu Vida .

Maceió (AL), 02 de junho de 2012.

Ontem foi realizado aqui em Maceió, no Clube dos Servidores da Assembléia Legislativa o III São João dos Matagrandenses & Amigos, contando, desta feita com a promoção  de Cleide Villar,   que solicitou que  proferisse algumas palavras alusivas a festa. Como não sou bom orador, elogiei a organização da festa, a presença de todos e li  a mensagem abaixo:



APOLOGIA  A PEDRO FERREIRA VILLAR



Seu  Vida, assim era chamado  um dos chefes de família da clã dos  Villar de Mata Grande. Casado com Benedita Laranjeiras Alencar Villar, conhecida por todos como Dona Lenita. Passou a sua  existência entre as lojas  que possuía nas cidades de Mata Grande e Inhapi onde comercializava principalmente  tecidos e chapéus.

Possuía também duas fazendas   uma  chamava-se Ripitete e a outra  Volta, onde costumava  tirar leite todas as manhãs, sem se importar com a neblina , tão peculiar nas serras altaneiras matagrandenses. Além de ser um grande comerciante era um vaqueiro exemplar e sabia como poucos cuidar dos seus bezerros e vacas leiteiras. Sempre com a ajuda de Zé Doido é claro.

Apesar de ter sido pai de Wilson Laranjeiras Villar que foi vereador e prefeito várias vezes; avô da primeira dama mais dinâmica e de personalidade mais forte  que o Estado de Alagoas já  conheceu, a nossa querida prima Denilma Villar, seu Vida, nunca se interessou pela política.

Foi um exemplo de cidadão e na histórica Mata Grande foi um dos membros da família que  deixou mais descendentes e uma delas é a patrocinadora e promotora desta  III edição do São João dos Matagrandenses  realizado aqui neste clube, gentilmente  cedido  por  seu Presidente o nosso  amigo Ernani Malta.

AH! Contamos aqui também com a presença do primo José Caetano, pai de Cleide, genro de  seu  Vida, uma vez que é casado com a Prima Neide Villar.

Zé Caetano como  o tratamos tem uma história interessante que vale ser contada. Possuía uma marinete que fazia a linha Mata Grande a Arapiraca, transportando passageiros e era uma festa quando o carro chegava em frente ao hotel de Dona Marieta. Já vimos no telão fotos da marinete, como também dos personagens matagrandenses a quem nos referimos.

No telão disponibilizamos fotos de seu Vida, de sua fazenda Ripitete, da sua loja em Mata Grande e de todos os familiares acima citados, inclusive dos seus genros e demais familiares.

Tive a grata satisfação de participar da festa dos  cem anos de existência de seu  Vida.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário