quinta-feira, 24 de maio de 2012

INVERNO EM MATA GRANDE - Frio e neblina.



Maceió (AL), 24 de maio de 2012.



Finalmente o nosso inverno  da mostras que vai chegar com intensidade, como desejamos ou  com    poucas chuvas, conforme está constando nas previsões dos meteorologistas. A seca , já conhecida de todos  poderá se tornar a "seca verde" onde as pastagens com o seu verde exuberante toma conta da região, sem contudo, contarmos com a produção de grãos para alimentação humana.                                         

De terça feira  até hoje, as pancadas de chuvas ou aquela chuva  fina e persistente ,  que chamamos de chuva molhadeira, trouxe  alívio e esperança para os sofridos sertanejos. Com a chuva fina vem também a neblina e o friozinho de  treze a dezoito gráus muito comum em nossas paragens.
Acontece que andei divulgando  estas temperaturas neste blog e também no orkut, todavia, encontrei alguns incrédulos, haja vista , estarmos encravados no alto sertão alagoano.

Hoje, no entanto, verificando as previsões  fiquei surpreso. Pela primeira vez, houve a divulgação de previsões de temperaturas para  Mata Grande com  onze e dez gráus. Tenho  certeza que na Serra da Lagoa de Santa Cruz com sua altitude de 845 metros acima do nível do mar, a temperatura pela madrugada    fica  abaixo de dez gráus. Em outros invernos isto já foi comprovado.
Já passei invernos em Mata Grande onde a chuva  fina e persistente ultrapassou  quinze dias sem nos dar o direito de ver o sol, tamanha a intensidade da neblina.

Não perca tempo , confira a previsão para hoje 11º e amanha 10º no CLIMATEMPO.

OBS. A primeira foto é da rua Nova à noite. A segunda: vista parcial da cidade e a terceira do Sítio Almeida.

2 comentários:

  1. Que maravilha compadre Germano! Aumenta até vontade de ir conhecer sua belíssima terra natal. Quem sabe muito em breve! Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Continuo aguardando meu Compadre Amâncio. Hoje, entretanto, as previsões subiram para quinze e dezesseis gráus.
    Na verdade, as temperaturas mínimas se registram nos meses de junho, julho e agosto. Houve um ano onde os termômetros, pela madrugada, ficaram abaixo dos dez gráus, isto no topo da Serra da Lagoa de Santa Cruz, ponto culminante do Estado de Alagoas.

    ResponderExcluir