quinta-feira, 24 de novembro de 2011

TARDE CULTURAL EM MATA GRANDE












Maceió (AL), 24 de novembro de 2011.

No último domingo (20.11.11) conforme havia sido divulgado, houve a realização da tarde cultural com a finalidade de divulgar o livro “VOU BOTAR FORA” do escritor matagrandense OLAVO DE CAMPOS MENDONÇA.
Sobre o escritor, solicito que releiam matérias publicadas neste blog nos dias 03.09.11 e convites sobre o evento nos dias 30.10 e 06.11.11.
No que concerne ao evento, saímos de Maceió ao amanhecer do dia e por volta das nove horas Icléa e eu já estávamos em Mata Grande. Depois chegou o Desembargador Severino e seu sobrinho Thales e por fim o Vereador Marcelo Malta, seu irmão Marquinho e a sua mãe Marlene Silva. Coube a mim a tarefa de ser o cicerone já que as organizadoras Márcia, Rafaela e Regina tinham que arrumar a Praça da Matriz para receber os participantes e convidados.
Houve vinte inscrições a concorrerem aos prêmios, afora outras, que pelo brilhantismo do evento também participaram sem concorrer. A tradicional queima de fogos foi anunciada pela prima Márcia e logo em seguida chegou a Banda de Música que deu um toque todo especial ao evento, executando o frevo carnavalesco “Vou Botar Fora” de autoria de Olavo de Campos no ano de 1931.
Foi composta a mesa julgadora com o Desembargador Severino, o Vereador Marcelo Malta, Senhoras Marlene Silva, Francisca Sandes (Secretária Municipal de Educação) e da Professora Roberta Machado que tiveram muitas dificuldades em escolher quem seria premiado em primeiro, segundo e terceiro lugar, tamanha foi a desenvoltura dos que declamaram as poesias do livro e também se apresentaram em pequenos dramas, danças e canções alusivas ao livro.
A professora Lurdinha Alencar, declamou uma linda poesia de sua própria autoria, homenageando Olavo de Campos.
A bancária Fátima Feitosa, entusiasmada declamou a poesia “E O VENTO LEVOU”, a bancária Nelia Paula declamou "AO SINO DE MATA GRANDE" e eu declamei “BARAUNA DA FONTE” e também outra,enviada de São Paulo pelo conterrâneo José Freitas.
Paulatinamente, iremos divulgando neste blog as poesias declamadas, além de outras alusivas a Mata Grande, seus sítios e personagens a quem o autor homenageou em seus belos poemas.
Facultada a palavra o jovem seminarista Joelder fez um brilhante discurso solicitando que outros eventos fossem realizados para a divulgação de notáveis vultos matagrandenses.
O Padre Gilberto e o Vereador Marcelo Malta também elogiaram a organização do evento. Regina, descendente de Olavo de Campos também externou o seu enorme contentamento, agradecendo a todos se apresentou como exímia dançarina e após o encerramento, a prima Márcia agradeceu a presença dos familiares, convidados e amigos, começando aí, um pequeno grito de carnaval , com a participação dos foliões em plena Praça da Matriz.

3 comentários:

  1. Foi sem dúvidas uma tarde muito agradável.

    ResponderExcluir
  2. Rafaella Malta25/11/11 8:48 AM

    Parabéns pela materia, com certeza foi uma tarde maravilhosa.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela matéria e meus sinceros agradecimentos pela sua ajuda que foi de grande importância para que a nossa Tarde Cultural tivesse mais brilho.

    ResponderExcluir