quinta-feira, 10 de novembro de 2011

CONTERRÂNEOS HISTÓRICOS - Pe. Guimarães


HILDEBRANDO VERÍSSIMO GUIMARÃES – (Cônego)

“Nasceu em Mata Grande no dia 31 de agosto de 1929 onde também foi batizado, foi o décimo e último filho do ilustre casal Veríssimo Júlio Guimarães e Joana Barbosa Guimarães.

Desde o tempo de criança já alimentava o desejo de tornar-se um homem abnegado ao serviço de Jesus Cristo, iniciando os seus estudos na cidade, porém, ao completar 12 anos de idade, deixou a sua terra e o aconchego de sua família para iniciar os seus estudos preparatórios para uma congregação de ministro de Deus no Seminário Nossa Senhora da Assunção em Maceió.
Sempre com o intuito de transmitir ensinamentos a sabedoria de vida e, sobretudo a sabedoria da alma, ainda muito jovem seguiu para Porto Alegre – RS, onde fez o curso de Teologia no Seminário Central de São Leopoldo, tornando-se SACERDOTE aos 25 anos de idade, no dia 08 de dezembro de 1954 ainda cursando o 3º ano teológico, celebrando a sua primeira missa em Mata Grande, no dia 09 de janeiro de 1955.

No dia 16 de janeiro de 1956 chegou a Diocese de Penedo, jovem e sempre dinâmico o padre sertanejo iniciou seus trabalhos como professor e Diretor do Colégio Diocesano, foi Diretor, fundador e cotista da Emissora Rio São Francisco,na época, primeira e única do interior do Estado de Alagoas, com audiência até na sua terra natal. Foi organizador da Cooperativa Agrícola de Penedo, juntamente com o Bispo.
Padre Guimarães quando assumiu a Direção do Colégio, o mesmo passava por uma transformação. Vários problemas de ordem disciplinar tinham surgido, de modo que o novo sacerdote encontrou o Colégio com apenas setenta e oito alunos e o internato já tinha sido fechado.
Com o seu entusiasmo e experiência dinamizou a vivência do Colégio e já no ano de 1957 conseguiu que o internato voltasse a funcionar, restaurou a Banda Marcial que deu vida aos desfiles e excursões do ginásio, criou o Ginásio Noturno e o Curso Científico.

Penedo foi o campo de suas primeiras experiências de pastor, onde verteu o mais duro suor na aprendizagem do conhecimento humano. Foi o berço de sua prática ministerial, local onde externou todo o seu brio, valentia empreendedora e sua imensa bondade.


No ano de 1967 foi nomeado vigário da Catedral – Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, Padroeira da Diocese de Penedo, onde ficou até o ano de 1976 quando passou a conduzir os rebanhos das Capelas de Campo Alegre, São Miguel dos Campos e Boca da Mata.
Como se não bastasse seu denodado trabalho como pastor era Professor do Estado, tornando-se Mestre na UFAL, onde exerceu as funções de Pró-Reitor para assuntos acadêmicos, completando-se como Membro do Conselho Estadual de Educação e Integrante do Sindicato dos Jornalistas do Estado de Alagoas.


No ano de 1976 ao chegar a Campo Alegre não foi somente um evangelizador, mas acima de tudo um educador preocupado com a formação moral e religiosa do rebanho que tinha que conduzir e já no dia 03 de abril de 1978 inaugurou a primeira escola de primeiro grau maior e quatro anos depois foi fundado o curso de magistério, fruto do seu incansável trabalho junto às lideranças da cidade.
Com seus recursos comprou os instrumentos para a primeira banda fanfarra e os doou a Escola Cenecista Miguel Matias da qual foi professor e o seu primeiro Diretor onde ficou por onze anos. Esta Banda chegou a ser classificada como a segunda melhor do Estado.
Sempre dedicado ao serviço Pastoral, em 1982 a capela tornou-se Paróquia , conseguindo a seguir construir a nova Igreja Matriz de Campo Alegre. Construiu também a Vila São Francisco para abrigar famílias carentes. Construiu o Centro Comunitário Paroquial e ainda a Igreja de Santa Luzia, deixando a paróquia no ano de 1989.


Na cidade de Boca da Mata foi pároco durante 14 anos; quando assumiu ainda era capela, todavia, construiu a Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia, fundou a casa paroquial, foi fundador da feira da fraternidade e professor da Escola Dr. João Evangelista Tenório.


Assumiu por fim, a paróquia de São Miguel dos Campos a maior da Diocese de Penedo onde passou quase vinte anos, lá deixou ótimos feitos dos quais alguns são citados:
Construção de Creche e a da Igreja de N. S. de Fátima, no bairro de Fátima; Construção do Salão Paroquial e da Casa Paroquial; Construção da Casa paroquial de Jequiá da Praia e Construção da Igreja Nossa Senhora do Livramento em Roteiro -Al.
Como também era um grande educador, em 1993 assumiu o cargo de Presidente do Conselho Comunitário Cenecista da Escola Cenecista de São Miguel dos Campos- Al.


Monsenhor Guimarães com 65 anos e 40 de sacerdócio ainda desempenhava com muita eficiência os trabalhos de Administrador da Diocese de Penedo. Ao longo de sua vida realizou mais ou menos 150.000 casamentos e 700.000 batizados afora inúmeros trabalhos paroquiais.


Deus tem seus planos e o chamou para a Sua casa, sendo o Monsenhor Hildebrando devoto de Nossa Senhora, teve a honra de voltar ao Pai no dia 06 de agosto de 1994 , mês que nasceu, dia do Padre e de Nossa Senhora. Os céus escolheram este dia e as suas funções e obrigações sacerdotais foram caladas”.

Este resumo da sua biografia foi extraído do texto do 3º ano Magistério de Campo Alegre, Setembro de 1994 enviado pelo seu sobrinho Everaldo Gomes Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário