terça-feira, 2 de agosto de 2011

NOTÍCIAS DE MATA GRANDE - O retorno do Pe. Sizo de Juazeiro do Norte-CE.













No dia 31.07.2011, estando em Mata Grande com a minha esposa, nos dirigimos ao Sítio Gato e paramos na antiga “Apertada Hora” localizada no Sítio Boa Sombra de onde se vislumbra as Serras da Lagoa, Sobrado, Grude , Embrejado e também, Serras do Município de Água Branca e Delmiro Gouveia, cliquei várias fotografias , que estão disponibilizadas em minha página no ORKUT.

De lá também avistamos os peregrinos que acompanhavam o Pe. Sizo que retornava do Juazeiro do Norte-Ce., de sua quarta viagem empreendida à pé, acompanhado de várias pessoas. Na receptividade a nossa cidade, a comitiva se dirigiu até a Praça da Matriz tendo como ponto de chegada o Santuário de Santa Terezinha.

Não temos condições de avaliar a quantidade de pessoas que acompanharam a comitiva, porém, vimos as ruas de Mata Grande lotadas de pessoas e carros das mais variadas cidades da região, não só de Alagoas como de cidades de Pernambuco, Sergipe e Bahia. Pelas fotos acima dá para se ter uma ideia.
Falar do Santuário de Santa Terezinha, encravado na Rua Itarcy Barbosa, e do Pe. Sizo torna-se desnecessário uma vez que já registramos neste blog e também, vários jornais já publicaram matérias sobre a grande obra erguida em nossa cidade.

O que causa estranheza, no entanto, é que outras cidades, a exemplo de Belo Jardim-Pe., que procura erguer um Santuário, visando elevar a religiosidade do povo, transformar a cidade em ponto turístico que incrementa o desenvolvimento em vários campos, principalmente o comercial, Mata Grande que já dispõe de um, construído pela garra e determinação do Pe. Sizo não tem a divulgação que merece e tampouco o apoio dos políticos locais.

Notamos que poucos comerciantes abriram as portas e que os peregrinos de outras cidades ficam à deriva, sem ter um restaurante para se alimentar com razoabilidade, afora outros, de melhor poder aquisitivo que poderiam permanecer na cidade para curtir outras atrações como o frio e a neblina, tão peculiar nesta época do ano, não tem um hotel ou mesmo uma pousada para se abrigar confortavelmente com a família e por isso, retornam para as suas cidades ou se deslocam para Delmiro Gouveia.

Causa-nos estranheza também, que o grande líder religioso do Santuário possa aglutinar uma multidão de religiosos em suas festividades sem contudo, poder celebrar uma missa no Santuário para atender os anseios dos fiéis.

Mais fotos estão disponibilizadas em minha página no ORKUT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário