segunda-feira, 22 de agosto de 2011

CONTERRÂNEAS HISTÓRICAS - Maria Judith Malta

Maceió (AL), 22 de agosto de 2011.

MARIA JUDITH MALTA - “ Educadora “da página virada”, Maria Judith Malta, nascida em 1907, era ainda jovem e solteira quando passou a lecionar em Mata Grande – onde nasceu – e Água Branca, cidades do alto sertão alagoano.

Seu estado civil, de “mulher não casada”, e o fato de ter rompido com o estigma de apenas os homens dirigirem os poucos automóveis nas ruas de Penedo causaram um certo reboliço na própria família e na sociedade local das cidades em que lecionou, que almejavam para suas filhas, apenas casamentos e maternidade.

Escritora, teve como temas dominantes em seus ensaios a educação e a condição feminina. Em Antologia de escritoras alagoanas, Rita Murici destaca que a educadora, falecida em 1986, “ alinhada com a perspectiva defendida por Júlia Lopes de Almeida em seus vários ensaios sobre educação publicados no Brasil e em Alagoas, escreve sobre a necessidade de mães cultas para ensinar as primeiras lições (...) aos filhos, justificando a educação das mulheres”, revelando-se uma transgressora ao afirmar que o caráter do homem depende do caráter da mulher”.


Texto cedido pela Prof. Márcia Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário