domingo, 26 de junho de 2011

HISTÓRIAS SOBRE MATA GRANDE - Comitiva de D. Pedro II




Preliminarmente gostaria de informar que nunca soube que a comitiva de D. Pedro II esteve em Mata Grande, sabia no entanto que , matagrandenses teriam se juntado a comitiva, quando Zeferino Machado pai de Compadre Manoel Roberto levou o cavalo "CACHEADO" para que nele viajasse o Imperador D. Pedro II, conforme divulgamos em matéria sobre a Cadeia Pública de Mata Grande no dia 12/04/2011.

Vejam abaixo que houve a descrição do lugar onde se hospedaram em nossa cidade ,o sobrado das fotos, que pertenceu ao Sr. Manoel Alves Martins (Seu Manezinho Matias),e hoje pertence a José Rodrigues de Oliveira (Zé de Alcides) que o demoliu e está em construção para abrigar uma Igreja Universal.

Vejam também que citam a Cadeia Pública de Mata Grande, cujo telhado já desabou e toda a madeira de lei foi totalmente danificada. Vale ressaltar que estamos engajados em um movimento iniciado pela prima Márcia Alves Machado, visando a recuperação do prédio, desta vez destinado a abrigar um centro cultural para as futuras gerações.

A Cadeia Pública de Mata Grande, portanto, é muito mais histórica do que sabíamos e deve ser realmente preservada.

Em Mata Grande ainda restam três sobrados.As fotos acima, mostram os sobrados existentes à época que os fotografei. Não tive oportunidade de cadastrar as fotos do sobrado da Serra do Sobrado bem como o da Rua de Cima, que pertenceu ao Coronel João Malta(ambos demolidos), local onde hoje reside o colega João Durval.
Agora, leia o e-mail que recebi em 25.06.2011 da prima Clarinha Lisboa, filha do antigo dono do sobrado onde a comitiva se hospedou.

“ALGUMAS ANOTAÇÕES ,RETIRADAS DO LIVRO==VIAGENS DE =JOSÉ BENTO DA CUNHA FIGUEIREDO JUNIOR À PROVINCIA DAS ALAGOAS.. ANNO DE 1869
INCLUINDO A VIAGEM DE D. PEDRO II A CACHOEIRA DE PAULO AFFONSO

1)AGUA BRANCA===


S.EXC .VISITOU A AULA PUBLICA DO PROFESSOR CALAÇA JUNIOR,COM 33 ALUNNOS,A MATRIZ ACTUAL E O GRANDE TEMPLO DA NOVA MATRIZ,AINDA NÃO CONCLUIDO ,FEITO SOB DIRECÇÃO E EXPENSAS DO CAPITÃO ANTONIO DE CERQUEIRA TORRES,QUE POSSUIDO DE LOUVAVEL EMPENHO,ESFORÇA-SE A ANNOS PARA DOTAR AQUELLA NOVA FREGUEZIA DE UMA IGREJA SOBERBA,NÃO TENDO ATÉ AO PRESENTE ,RECEBIDOAUXÍLIO A´GUM DOS COFRES PÚBLICOS.

A FREGUEZIA DE AGUA BRANCA FOI CREADA PELA LEI Nº413-ART.1º DE 1 DE JUNHO DE 1864,SOB A INVOCÇÃO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO,TENDO POR LIMITES OS DE SEU RESPECTIVO DISTRICTO,CONFORME A DIVISA COM O PRIMEIRO DISTRICTO DA VILLA MATTA GRANDE.

A POVOAÇÃO DE AGUA BRANCA ,CONHECIDA VULGARMENTE POR MATTINHA OU MATA-PEQUENA,TEM FLORESCIDO POR QUE É COLLOCADA ENTRE SERRAS UBERRIMAS .

AS 5 HORAS DA TARDE S.EXC.E A COMITIVA,COM OUTROS CAVALHEIROS DA AGUA BRANCA,SEGUIRAM, PARA A VILLA DA MATTA GRANDE,TENDO 7 LEGUAS DISTANTE D´AQUELLA..

MATTA GRANDE==

AS 9 HORAS DA NOITE,CHEGAVA SEXC. EA,COMITIVA NA VILLA DA MATTA GRANDE,TENDO DUAS LEGUAS ANTES SIDO ENCONTRADO POR ALGUNS CAVALHEIROS AMIGOS DO SR. CORONEL PEDRO VYEIRA,OS QUAES ACOMPAHARAM-NOS ATÉ A MESMA VILLA.

FOMOS RECEBIDOS,COM BASTANTE FOGUETES DOA AR NO BELLO SOBRADO DA RESIDENCIA DO DITO SR. CORONEL,QUE FOI INCANSAVELMENTE EM ACOMODAR COM AMPLOS CONFORTOS A TODOS SEUS HOSPEDES,SERVINDO AINDA N´ESSA NOITE RECEM-CHEGADOS COM UMA LAUTA MEZA.
NAS MEZAS PROFUSAS DE JANTAR E ALMOÇO DO SR. CORONEL PEDRO VYEIRA,HOUVE EXPANSÃO DE ALEGRIA E FRANQUEZA

OS APOSENTOS D´AQUELLA MORADA----- (NESTE SOBRADO NASCEU CLARA LUIZA LISBOA MARTINS,HOJE LISBOA ANACHE),---QUER DO PAVIMENTO SUPERIOR,QUER DO TERREO,ESTAVAM DIGNAMENTE PREPARDOS,SOBRETUDO O QUE FOI DESTINADO A S.EXC.

BEM POUCOS LUGARES DE TÃO INTERESSANTE ASPECTO,E QUE DÊ SIGNAES DE TANTA VIDA LOCAL,TEMOS VISTO NA PROVINCIA,COMO DA VILLA DA MATTA GRANDE.
NÃO TEM DE INVEJAR EM EDIFICAÇÃO AS MELHORES VILLAS DAS ALAGOAS;AS RUAS SÃO LARGAS E RECTAS,SUAS CASA ESPAÇOSAS E ALGUMAS NOVAS DE EXCELLENTE GOSTO.
SOBRESÁE HOJE E ATRTRAHE IRRESSISTIVELMENTE A ATENÇÃO,NA PARTE SUPERIOR DA VILLA E NA PRAÇA DA MATRIZ O BELLO EDIFICIO DA CADÊA E CASA DA CÃMARA,RECENTEMENTE CONSTRUIDO,EM FORMA DE PALACETE ELEGANTE.

O CEMITÉRIO É MODESTO MAS MUITO ACEIADO.

ALGUNS PARTICULARES MORAM EM HABITAÇÕES QUE PRIMAM PELO BOM GOSTO DA CONSTRUÇÃO E ELEGANCIA DAS FRENTES.

A POPULÇÃO DE AMBOS OS SEAXOS,EM GERAL É DOTADA DE BOA COR PHYSONAMIAS SYMPATHICA E VIGOR.

FOI ASSIM SEM ESPERAR CONFESSEMO-LO,TIVEMOS GRATAS EMOÇÕES AO ASPECTO GERAL DA MATTA GRANDE,EM TODOS OS SENTIDOS.

AUTORIDADES LOCAIS=

1)SR. JOSÉ BERNADINO GUIMARÂES,PRESIDENTE DA COMARCA MUNICIPAL

2)GONÇALO MARTINS LISBÔA,DELEGADO E JUIZ SUPLENTTE (MEU TIO AVÔ)

3)ZEFERINO VYEIRA MACHADO,SUB-DELEGADO
8
ESTES ESTIVERAM SEMPRE COM S. EXC.E ACOMPANHARAM-N´ONA VOLTA ATÉ A FAZENDA DA CRAUNAN(8 LEGUAS)

O EDIFICIO DA CADÊA FOI CONSTRUDIO SOB DIREÇÃO DO SR. CORONEL PEDRO VYEYRA QUE CONTRATOU A FAZENDA PROVINCIAL,PELA QUANTIA DE 18.000$RS.,SENDO A PLANTA E RISCOS DEO FINADO ENGENHEIRO CIVIL, AZEVEDO SCHARAMBACK

A FREGUEZIA DA MATTA GRANDAE,FOI CREADA PELA LEI N. 18 DE 18 DE MARÇO DE 1837,QUE TAMBEM CREOU A VILLA,SENDO ESTA SUPPRIMIDA PELA L.N.43 DE 4 DE MAIO DE 1846 E RESTAURADA PELA RES.Nº209 DE 23 DE JUNHO DE 1853

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------VISITA DE D. PEDRO II,A CACHOEIRA DE PAULO AFFONSO

AS 6 HORAS DA TAARDE ANCORAVA O VAPOR NA POVOAÇÃO DE ENTRE MONTES,5 LEGUAS ACIMA DA VILLA DE PÃO DE ASSUCR E 20 DE PENEDO.ALLI PERNOITOU D. PEDRO II EM CASA DO SR. FIRMINO MARTINS LISBÔA 9MEU TIO AVÔ)”

2 comentários:

  1. CLARA LUIZA LISBÔA ANACHE26/6/11 10:20 PM

    gERMANO,OS IRMÃOS DE MEU BISAVÔ=FLORINDO MARTINS LISBÔA,EU OS COLOQUEI COMO =TIOS AVÓS,QUANDO NA VERDADE,SÃO MEUS TIOS-BISAVÓS.
    ESTA COMITIVA,ESTA INDO A CACHOEIRA DE PAULO AFONSO,PARA COLOCAR UMA PLACA DE BRONZE,EM COMEMORAÇÃO A VISITA DE DOM PEDRO II.AOS POUCOS VOU MANDANDO MAIS COISAS SOBRE MATA GRANDE.
    O SOBRADO ONDE HOSPEDOU O BENTO FIGUEIREDO,QUE NA EPOCA PERTENCIA AO CORONEL PEDRO VYEIRA,FOI O SOBRANDO ONDE NASCI,A RUA DOM ANTONIO BRANDÃO Nº16.MAMÃE =LYSETTE LISBÔA MARTINS,FALAVA QUEE QUANDO FOI MORAR NO SOBRADO E RASPARAM UM POUCO A PAREDE,HAVIA CAIXOS DE UVA PINTADOS A OURO E ONTEM CLEONE MINHA IRMÃ,FALOU QUE A PINTURA DA SALA,ERA BELISSIMA.FALAVAM QUE NO NOSSO QUINTAL TINHA MUITAS PANELAS CHEIAS DE MOEDAS DE OURO,ENTERRADAS E QUE ELES CHAMAVAM DE BOTIJA.

    ABRAÇO DA PRIMA =CLARA

    O CORONEL PEDRO VYEIRA TEVE UM FILHO=PEDRO VYEYRA JUNIOR,QUE MORREU SOLTEIRO.

    MEU PAI ,ASSINAVA=MANOEL ALVES MARTINS,OU COMO ERA CHAMADO DE=SEO MANEZINHO.
    O PAI DELE ERA MATHIAS MARTINS DA SILVA,QUE TAMBEM ERA =GUERRA E PRIMO LEGÍTIMO DO PAI DE MINHA MÃE=JOSÉ PRUDENTE DA GUERRA FILHO.

    ResponderExcluir
  2. PRIMO, MUITO INTERESSANTE!!! PARABÉNS! VOU IMPRIMIR, SE FOR POSSÍVEL, E GUARDAR COM CARINHO ESTE EPISÓDIO DA HISTÓRIA DA NOSSA TERRA.

    ResponderExcluir