sexta-feira, 12 de novembro de 2010

AS SERRAS DE MATA GRANDE - Serra do Sobrado

Maceió-Al., 12 de novembro de 2010.
Duas fotos da Serra do Sobrado, clicadas do alto da Boa Sombra. Vislumbra-se abaixo,terras do Sítio Gato, o Serrote da Espanha, Rio Grande e ao fundo a Serra do Sobrado.
Nela existia um velho sobrado daí a origem do nome. O acesso é muito difícil uma vez que, segue-se até o sítio Lama, entra-se à esquerda e após muitas voltas chega-se lá. A primeira vez que a conheci foi quando da vinda do conterrâneo Otacílio dado como desaparecido, que estava em Upanema=RN. Naquele dia enviei uns detalhes da ida para o amigo jornalista Walter Medeiros e ele assim publicou no site www.rnsites.com.br/Mata Grande no tópico que mantém sobre a nossa cidade. SERRA DO SOBRADO Mensagem de Germano Alves, de Mata Grande, para Walter Medeiros 29.10.2006 Seu Otacílio de volta ao convívio da sua família, em Mata Grande, 15 anos depois.
Ontem resolvi subir a Serra do Sobrado, para visitar e conhecer o Senhor Otacílio. Sempre tive vontade de ir lá, porém o dia a dia sempre nos tira um pouquinho da disposição. A estrada não é lá das melhores, porque em vários lugares a primeira marcha é necessária.
Logo no início encontrei uma coisa que nunca mais tinha visto. Várias pessoas, carregando uma Santa e uma banda de pífanos -zabumbeiros- a pedirem ajuda nas casas. Quando cheguei à casa do Seu Antonio, irmão de Otacílio, fui bem recebido, e passei a conversar e observar os detalhes. O nome correto é OTACÍLIO MANOEL DE MOURA, nascido em 13.11.1931. Tem, portanto, 75 anos. Os seus familiares são Antonio Manoel de Moura - irmão -, José Cícero de Oliveira , vulgo Cícero Professor ou Zé Raimundo, e outros primos. Participou da recepção o funcionário Elifran Vieira Lisboa, vizinho de propriedade e amigo da família. O LOCAL - A casa é muito boa para os padrões locais, grande e bem situada, tem alpendre e é muito bem freqüentada. A serra é aprazível, tem várias fruteiras, água de minação em vários lugares, energia em todas as residências, várias com antenas parabólicas, campo de futebol, grupo escolar e um convívio social invejável para as demais áreas rurais.
Vale registrar que há mais de uma década não se registra nenhum homicídio. O professor Cícero é presidente da Associação Comunitária da Serra do Sobrado, com vinte e dois sócios ativos, inclusive ,o Elifran é o secretário. Da serra, onde ficará o Sr. Otacílio, avista-se no longínquo azul do horizonte, de um lado, terras do estado de Pernambuco - Tacaratú, Caraibeiras e Inajá - e do outro, terras de Sergipe e Bahia, além de vários municípios alagoanos, como Delmiro Gouveia, Água Branca, Maravilha , Ouro Branco, Canapi, Inhapi, Olho d’água do Casado, Piranhas e Pariconha.
O Otacílio está bastante satisfeito no meio dos familiares e amigos. Todos lhe prestam homenagens, tomam a bênção e conversam. Ele as vezes fica pensativo, nota-se que ainda está em estado de graça e surpreso.Será submetido a tratamento psicológico no CAPS, órgão mantido pela prefeitura. Os amigos fizeram uma grande recepção e estão programando uma pescaria para que ele reviva os seus bons momentos, já que é um grande apreciador do esporte.
Já fui para lá depois de almoçar na casa de Valderez, mesmo assim, tive que participar de um almoço à base de fava e galinha de capoeira (caipira), onde tomei um excelente suco de limão, pois não quis entrar na rodada de pinga. Tirei algumas fotos. Amanha, quando estiver em Maceió, lhe enviarei.
Cícero mandou um convite: quando o Walter vier a Alagoas, quero que ele venha passar um dia conosco, faremos para ele algo bem organizado. A casa de Antônio, irmão de Seu Otacílio
A Serra do Sobrado OBS.: Copiei do site, infelizmente as fotos não consegui copiar, queira ver no site de Natal.
ATT. Walter, o Cícero sempre pergunta por você, quando quizer vir a galinha está gordinha.
Como disse a serra é magnífica, suas terras são férteis com bastante água nas partes baixas que chamamos de brejos.As laranjas mais doces da região eram de lá, no passado, alguns feirantes para venderem os seus produtos anunciavam que era da Serra do Sobrado, mesmo sem saberem. A farinha de primeira qualidade, as frutas com sabor inigualáveis, enfim, toda a produção é saborosa e bem apreciada.

Um comentário:

  1. meu DEUS quanta emoção essa casa a esquerda é a casa de meus pais,o velho né varmelho e dona nalva.ja fazem alguns anos que vim embora p/ são paulo e ver esse lugar bate aquela saudade
    beijos a todos vcs,SITIO GATO, EU TE AMOOOOOOOOO!!!

    ResponderExcluir