domingo, 14 de novembro de 2010

AS SERRAS DE MATA GRANDE -Serra do Urubu

SERRA DO URUBU
FONTE DO URUBU
Na foto das bananeiras, fica a nascente da fonte.
Na foto do cruzeiro, está a Igreja do Urubu onde todos os anos tem a festa de Santa Luzia.
Na foto do canto, vê-se a caixa d'água
Na foto da Escola vê-se descendentes dos desbravadores.
Maceió (Al), 14 de novembro de 2010.
A serra do Urubu fica logo após a Serra do Sabonete, nela fica localizada também, a maior das fontes existentes no município a fonte do Urubu, onde atualmente , muitos chamam de Xingozinho, tal é o volume de água que brota das entranhas da terra.
No final da estrada, existe uma igrejinha (em reforma), a Escola Municipal José Bernardino Correia (em homenagem ao grande estatístico do IBGE, de saudosa memória) e um aglomerado de casas onde residem uma grande parte de descendentes de pessoas que vieram no século XVII. Da serra vislubra-se o Serrote do Carié, Serra das Caiçaras em Maravilha, Serra do Poço e toda a planície que compõem os municípios de Inhapi,Canapi, Água Branca, Delmiro Gouveia, Olho d’Água do Casado, Piranhas, Maravilha, Ouro Branco e adjacências.
A serra é propícia para o cultivo de frutas, verduras e principalmente da cana de açúcar, razão porque ainda existem em funcionamento a maioria dos engenhos que restam no município.
Nos últimos anos a plantação de capim tem aumentado consideravelmente e o criatório de gado bovino tem predominado. A fonte doUrubu tem potencial para abastecer duas ou três cidades de pequeno porte. Há alguns anos o Sr. José Mariano, ex-prefeito de Canapi, mandou construir uma grande caixa d’Água que pela gravidade é abastecida com água da fonte e de lá segue através de tubulações até o município de Canapi, onde supre do precioso líquido os seus habitantes. São idéias simples que resolvem. As serras tem enormes mananciais que devidamente aproveitados dariam para minimizar a sede de toda a população que vivem nos biomas das nossas caatingas, todavia, falta a vontade dos nossos gestores.

2 comentários:

  1. Fico a imaginar como uma população relega as qualidades e potenciais de sua Terra, a qual é um "oásis" cercada de tudo que a natureza tem de melhor: água, vegetação, beleza, espaço, soberania natural e no entanto o que preocupa seus dirigentes é uma "política de status pessoais", há séculos que mitiga por algum filho que olhe esta beleza e faça dela um celeiro dadivoso, é só usar o que Deus na sua infinita bondade com um toque de amor ofereceu gratuitamete, enquanto outros municípios com menos qualidades se agigantam em prosperidade nossa Mata Grande parou no tempo e no espaço. Hoje temos a satisfação de encontrar este blog, o qual é preciso que seja divulgado para chamar a atenção de nossos governantes que precisam olhar e dar-lhe o que de direito lhe é negado.
    Cada vez que tenho o prazer de visitar esta página sinto-me feliz em ter nascido e recebido o que uma cidade pode oferecer a seus filhos; exemplo de vida, sustento material: frustação por vê-la tão despresada e esquecida a não ser em tempo de eleições. Germano, parabéns pelo belo trabalho que ora realizas que na verdade é um caminho que se abre para algo de valoroso acontecer nesta terra que tanto tem a ofercer. (Inês)

    ResponderExcluir
  2. Inês, obrigado pelos comentários postados no blog. Tudo que você escreveu é a pura verdade.
    Água Branca já tem o seu Festival de Inverno, em breve, entrará no circuito turístico (Canindé/Xingó/Delmiro).

    ResponderExcluir