sábado, 31 de julho de 2010

ESTAÇÃO ABAIXADORA DA CHESF

No ano de 1959 Mata Grande foi contemplada com a energia da CHESF. A linha de transmissão passa por Delmiro Gouveia, Água Branca e Mata Grande. No bairro do Mandacaru, foi erguida a estação da CHESF, que contava com dois empregos diretos, Seu Antonio e Seu Pedro Brandão, funcionários zelosos e dedicados. Lembro dos tratores rasgando as verdes serras, danificando as plantações de mandioca e feijão de corda, além de enormes fruteira, vale frisar que, naquela época não houve nenhuma indenização aos proprietários. Na construção da estação os funcionários reclamavam da nossa temperatura, em plena tarde, às 15 horas, os termômetros assinalavam 13 graus e eles gritavam “daqui a pouco vai congelar tudo. Não sei por que, com o tempo a estação passou a ser administrada pela CEAL, Órgão do Governo Estadual que posteriormente, a desativou, no entanto, a CEAL ficou por dona do enorme terreno doado pelo Prefeito Gentil Malta. Foi o ano da chegada da “luz” em nossa região, originando o nome do cinema de seu Jary Malta – CINE LUZ –(MATA GRANDE TAMBÉM JÁ TEVE CINEMA) que com seus possantes auto-falantes levavam a alegria a sociedade com as inesquecíveis músicas de Nelson Gonçalves, Anísio Silva, Orlando Dias e Onéssimo Gomes, além daquela música “Ave-Maria” que arrepiava os cabelos de todos, pois, já se sabia que a noticia do falecimento de um conterrâneo ia ser anunciada.
Posteriormente a CEAL passou a ser ELETROBRAS e alguns funcionários que trabalhavam no escritório que restou e efetuavam a medição dos quiloates consumidos e reparos/manutenção de linhas, foram removidos e apenas às quintas feiras um funcionário aparece para receber reclamações, pedidos etc., de todo o município de Mata Grande. Imaginem o trabalho dele, em apenas um dia resolver os problemas de um município da extensão do nosso.
O engraçado de tudo isto no final , foi que houve a extrema necessidade de uma estação abaixadora, dado o programa Luz para Todos e sangramentos na rede de extensão para vários povoados e fazendas. Sabem onde foram implantar a nova estação, no município de Inhapi, às margens da estrada asfaltada que o liga a Mata Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário