domingo, 13 de junho de 2010

COLETORIA ESTADUAL - MATA GRANDE TAMBÉM JÁ TEVE A SUA.

                                           Maceió (Al), 13 de junho de 2010

Funcionou em vários endereços na cidade, todavia, o último foi na rua Eustáquio Malta, (rua da Cruz), onde funcionou o Banco do Nordeste. Lembro que tinha vários funcionários residentes e outros, chamados de fiscais que faziam a fiscalização das mercadorias que transitavam pelas estradas, além de policiais que lhes davam garantias para o exercício da função. Existiam postos nas fronteiras do município (hoje desativados) o que exigia a nomeação de muitos funcionários, proporcionando vários empregos diretos e indiretos, dado a grande estrutura do município que, mesmo com o desmembramento de Canapi e Inhapi, ainda continua sendo o maior do estado em área territorial, embora , recentemente, o município de Água Branca numa manobra junto ao Incra e IBGE tenha desincorporado uma grande área na região de Santa Cruz do Dezerto para ficar com a aldeia indígena ali existente.

Inúmeros casamentos dos fiscais com as moças da cidade e histórias de amor existiram e duram até hoje. Funcionários daquela época que constituíram família ainda hoje, após aposentados, residem na cidade participando do seu desenvolvimento e movimentando o comércio local, onde gastam os seus salários.

Atualmente, residem alguns funcionários, filhos da terra, que prestam serviços no Posto que fica localizado no município de Delmiro Gouveia, guarnecendo as fronteiras com a Bahia e Pernambuco.



Um comentário:

  1. Em 1970 quando trabalhei na Secretaria da Educação a aldeia pertencia ao município de Mata Grande, acho estranho esta mudança.

    ResponderExcluir