quinta-feira, 10 de junho de 2010

CADA VERSÃO É IMPORTANTE...

Mata Grande


A população começou a se formar em 1791, quando João Gonçalves Teixeira doou parte de suas terras para a construção de uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Conceição

Por: MaceióBrasil

A serra de terras férteis onde o povoado se formou deu nome ao município de Mata Grande. Os primeiros donos de terras foram Antonio de Souto Macedo, Sebastião de Sá (ambos considerados pioneiros na região), Francisco de Braz, Teodósio da Rocha, Nicolau Aranha, Baltazar Farias, Damião da Rocha, Antonio de Farias e Diogo de Campos. Os pioneiros na região, porém, foram mesmo Sebastião de Sá e Antonio Macedo. Os latifúndios eram constituídos por sesmarias doadas pelo governador da Capitania de Pernambuco, Francisco Barreto, em nome do Rei de Portugal, como recompensa pelo trabalho na guerra da restauração pernambucana.



Os dois pioneiros passaram a desenvolver a região através da criação de gado em seis fazendas. As terras deles acabaram doadas aos padres jesuítas, que logo depois foram expulsos do país e tiveram os bens seqüestrados pela Coroa, vendidos, em seguida, em leilão.

A população começou a se formar em 1791, quando João Gonçalves Teixeira doou parte de suas terras para a construção de uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Conceição. A propriedade tinha o nome de Cumbe, por conta da existência de uma pequena fonte que abastecia o povoado.

Em 1837, o povoado foi elevado à categoria de vila. Em 1902, se transformou em município autônomo com o nome de Paulo Afonso. Em 1929, voltou a ser chamado de Mata Grande.

As festividades comemorativas à padroeira e à Emancipação Política são os dois grandes eventos que movimentam a cidade.

Dados do Município

Situação Geográfica: Microrregião do sertão alagoano, limites com Água Branca, Inhapi, Canapi, Pariconha e Pernambuco. 635 metros acima do nível do mar.

Área: 253 km2

Clima: Temperado. Máxima de 33° C e mínima de 15° C

População: 24.409 habitantes.

Eleitorado: 13.257 eleitores.

Economia: Agricultura.

Educação: 6.129 vagas (redes estadual e municipal).

Saúde: 1 posto de atendimento e 1 Unidade Mista de Saúde (44 leitos).



Acesso: AL-105

Nenhum comentário:

Postar um comentário