quinta-feira, 6 de maio de 2010

SEXTA FEIRA DA PAIXÃO EM MATA GRANDE – OPERAÇÃO SERRA-VELHO.

Maceió –Al., 06 de maio de 2010.



Hoje pela manhã, fazia a minha costumeira caminhada pela orla desta Capital, ouvindo calmamente uma Rádio FM local, onde o locutor em seu programa de músicas nordestinas, usava um serrote e uma taboa, fazendo brincadeiras com os ouvintes. Lembrei então da operação serra velho que se realizava em Mata Grande.

Aos sábados de aleluia, antigamente, costumavam os jovens, munirem-se de taboas, serrotes, cachaça, tira-gostos e outros apetrechos para, em grupos, dirigirem-se as residências dos idosos e, em plena madrugada realizavam a operação serra - velho. Esta operação, bastante usada na região, consistia em chegar à porta do velho, iniciar serrando uma taboa, enquanto um do grupo gritava: - Quando morrer, para quem vai deixar esta casa? E a fazenda, quem será o herdeiro? E o Carro quem será o novo dono? O Velho acordava, irado, com os prenúncios e maus agouros da sua possível morte, diziam impropérios, fazendo-os sair em disparada em busca de uma nova residência onde habitassem velhos.

Ninguém, obviamente, gostava de ter em sua porta, pessoas com o propósito de serrar velho e a espingarda soca-tempero sempre ficava à disposição para espantar os brincalhões.

Hoje esta brincadeira acabou, até o Judas que amanhecia pregado em um poste para ser massacrado pelos populares após o sino da igreja tocar,isto quando não era roubado em plena madrugada.

Os jovens de hoje, saem pelas ruas da cidade montados em suas lindas motocicletas, buzinando pelas ruas da cidade e com os Judas como caronas, fazem a festa , fazendo a maior algazarra. Realmente os costumes mudaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário