terça-feira, 18 de maio de 2010

MATA GRANDE JÁ TEVE - USINA DE BENEFICIAMENTO DE ALGODÃO



                       Foto atual do prédio do Fomento Agrícola (totalmente abandonado)


      Foto da Igrejinha  construída por Zeca Beier próximo ao Vapor e foto atual do Paz e Amor Club




                                           Maceió – Al., 18 de maio de 2010



A usina foi instalada no Prédio do Fomento, na parte principal da entrada existia um grande depósito subterrâneo, onde se jogava todo o algodão adquirido, então, as máquinas instaladas, através de sucção e/ou esteiras rolantes, elevavam o algodão que era semi industrializado, após os desfibramentos peculiares, havia a separação, isto é, os caroços saiam em um lugar previamente determinado, a lã em outro, devidamente empacotada e algumas fibras em outro. Era uma verdadeira indústria que Mata Grande já teve. Ainda hoje não sei para onde foi levado todo aquele equipamento e tampouco quem era o seu verdadeiro dono.

A produção de algodão em nosso município era de grande monta. Na cidade existiram também funcionando alguns vapores de algodão. Um por sinal funcionava onde hoje está instalado o Paz e Amor Club. Ainda lembro de ter visto uma caldeira a vapor sem funcionar ali instalada e se a memória não me falha diziam que pertencia ao Deputado Antonino Albuquerque Malta. Na antiga casa de Agnelo Tenório também funcionava outra indústria de descaroçar algodão.

Outro grande empreendimento industrial que Mata Grande já teve foi o Vapor do Finado Zeca Beier no sítio Buenos Ayres. Este foi dizimado por Lampião e seus cangaceiros que mataram a tiros de fuzil mais ou menos trezentos bovinos e incendiou o vapor que queimou por muitos dias, tamanha era a quantidade de algodão e lã armazenados. Já escrevi sobre isto nas comunidades “AMO MATA GRANDE E MATAGRANDENSES & AMIGOS”.

O tio Zeca, como a minha mãe o chamava, foi um dos fundadores do Inhapi, a quem denominava de TRAMBECA e dizia que aquele lugar ainda seria maior e melhor do que Mata Grande. Hoje o Inhapi tem duas ruas com o seu nome e está muito desenvolvido.

2 comentários:

  1. Quem tomava conta do Fomento era==MANOEL PINTO,pai da NINA E OUTROS.

    ResponderExcluir
  2. A PRIMEIRA FUNCIONÁRIA DO FOMENTO AGRÍCULA DE MATA GRANDE,FOI MARIA CLEONE LISBÕA MARTINS,QUE QUANDO CASOU-SE,FOI SUBSTITUIDA POR SUA PRIMA =VALDECI MARTINS SOUZA.
    AGRONOMO,VISITANTE==DR.OSCAR ROSAS(GAUCHO)

    ResponderExcluir