quarta-feira, 19 de maio de 2010

MATA GRANDE JÁ TEVE - T E A T R O

Foto panorâmica da cidade.





O T E A T R O - É o prédio branco, com muitas janelas. Do outro lado fica a padaria de Seu Panta.



Maceió – Al. 19 de maio de 2010.



O Teatro de Mata Grande funcionava onde hoje está localizada a Praça Itarcy Barbosa, ficava na entrada de cemitério velho, lado oposto onde hoje funciona o mercado da farinha.

Era longo, cheio de janelas e ao fundo existia um palco elevado, não tenho ciência se havia atores conterrâneos uma vez que nos tempos de estudantes ali funcionava um armazém de cereais e peles. Do lado de cima, entre o teatro e o cemitério velho funcionava a marcenaria de Manoel Malinha.

Outro local onde existia palco e funcionava como teatro era na Casa Paroquial. Lá assistimos algumas peças teatrais, principalmente quando os circos iam para Mata Grande, principalmente o de Zé Bezerra, onde com grande desenvoltura ele encenavam o Ébrio de Vicente Celestino e outras que não recordo. A casa Paroquial também foi utilizada como cinema. Vinha um cidadão de nome Manoel Moraes de Palmeira dos Índios e trazia uma máquina de 16 ml com filmes. A população levava o banco (tamborete ou cadeira) para sentar e assistia aos filmes.

Dado o exposto, Mata Grande também já teve o seu teatro

2 comentários:

  1. Márcia Maria Machado Nunes20/5/10 11:54 PM

    Do Teatro lembro pelos comentários saudosistas de Mãe Veia. É uma pena que nem o prédio tenha restado para avivar nossa memória. Do circo de Zé Bezerra guardo grandes recordações como da peça: A louca do Jardim, das rumbeiras, e da Madragoa(não tenho certeza se era esse o nome correto). Agora só nos resta de patrimonio material o prédio da antiga cadeia(não sei por quanto ainda se mantem de pé) e os escombros do antigo fomento. Será que ficaremos conhecidos como um povo que não preserva sua história?

    ResponderExcluir
  2. O ANTIGO TEATRO DE MATA GRANDE,VEIO A SER ARMAZEM DE ==MAMONA-MILHO FEIJÃO E PELES,E PERTENCEU A MANOEL ALVES MARTINS"SEO MANEZINHO",PAI DO MONSENHOR ALOYSIO VIANNA MARTINS.AO MUDAR-SE PARA MACEIÓ,EM 1962,SEO MANEZINHO VENDEU O PREDIO DO ANTIGO TEATRO,A PREFEITURA DE MATA GRANDE,PELO VALOR DE 4 MIL CRUZEIROS,DINHERO DA ÉPOCA.ONDE FOI ABERTA UMA RUA.ZILDA DE OLIVEIRA DAMASCENO SOUTO,PRIMA IRMÃ DE ZEZINHO LISBÕA SOUTO,FALA QUE TRABALHOU MUITO NESTE TEATRO,COMO ARTISTA.

    ResponderExcluir