quinta-feira, 20 de maio de 2010

MATA GRANDE JÁ TEVE CINEMA - O Cine Luz

Foto do local onde ficava o antigo Cine Luz.

Maceió-Al., 19 de maio de 2010.


A energia de Mata Grande era fornecida por máquinas movidas a vapor (Caldeira)  e no Governo de Luiz Malta Gaia passou a ser  alimentada por motores de óleo diesel. Normalmente por volta das 22 horas havia um sinal, onde as luzes acendiam e apagavam e pouco tempo depois o fornecimento era suspenso. O sinal era um alerta para que os usuários se prevenissem com candeeiros e velas.
Nos idos de 1959 chegou em Mata Grande a energia da CHESF e daí seu Jari iniciou o cinema que funcionava onde hoje  é o Paz e Amor Club. O nome Cine Luz, foi em homenagem a chegada da luz (energia) da CHESF. Posteriormente  ele construiu o cinema na rua do Comércio, onde hoje funciona uma sorveteria. Na nova casa, artistas de renome também  se apresentavam e encantavam os habitantes. Lembro  da última vez que Luiz Gonzaga se apresentou. Casa  lotada, o mesmo com Waldick Soriano e tantos outros.
Um fato marcante na vida de todos era o serviço de auto-falante do Cine Luz que abrangia  quase toda a cidade. Notícias diversas eram veículadas. Músicas  lançadas faziam vibrar os corações apaixonados. Muitas delas ainda hoje fazem sucesso e nos obrigam a adquirir os CDs., quando lançados em nova versão.
Com o advento da televisão os cinemas em cidades do interior passaram a não render mais o necessário e tiveram as suas portas cerradas.

2 comentários:

  1. Parabéns pela série "MATA GRANDE JÁ TEVE". Com a minha cidade (Pão de Açúcar), também aconteceu assim: já teve dois cinemas, um teatro, agência da Caixa, agência do PRODUBAN, fábrica de beneficiamento de algodão, de arroz, de milho...

    ResponderExcluir
  2. A LUZ ELETRICA DE MATA GRANDE,ERA FORNECIDA PELO SR.LUIZ LARANJEIRA(LULA LARANJEIRA),PAI DO LEVI E MARIDO DE DONA NOEMIA CRVALHO MENDONÇA.ACENDIA AS 18 HORAS E APAGAVA AS 24 HORAS,TENDO ANTES DADO BASTANTE SINAL,PARA QUE AS PESSOAS QE ESTAVAM NA RUA ,IREM SE DIRIGINDO AS SUAS CASAS.CHAMAVA-SE O VAPOR DE LUZ E FICAVA NA ESQUINA DO OUTRO LADO DA PREFEITURA ONDE DEPOIS VEIOA EXISTIR O "BAR DO NÓCA"

    ResponderExcluir