quarta-feira, 26 de maio de 2010

IBGE - MATA GRANDE JÁ TEVE A AGÊNCIA

Rua D. Antonio Brandão, onde funcionava a Agência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.


Maceió-Al., 26 de maio de 2010.


Mata Grande já teve a sua Agência do IBGE. Nas nossas lembranças quem comandava era o Senhor José Bernardino Correia homem ilustre da cidade, muito inteligente, conhecedor dos detalhes inerentes a cidade, ao município e também a parte geográfica e histórica do Estado de Alagoas e quiçá, do Brasil. Ainda aguardo os pormenores da sua biografia, para abrilhantar os tópicos próprios das comunidades “AMO MATA GRANDE E MATAGRANDENSES & AMIGOS”.

Na Agência existiam grandes livros com tudo que se quisesse pesquisar. Com o desaparecimento dele quem foi nomeado para o lugar foi o Sr. Serafim Araújo (conhecido como o "Cão de Tacaratú"), mas que terminou casando com uma matagrandense , depois disso, a Agência foi fechada e ainda hoje não sei para onde foi levado aquele grande acervo histórico. Hoje quem precisar de algum dado histórico tem que se dirigir a cidade de Delmiro Gouveia ou ao  Instituto Histórico de Alagoas, com sede aqui na Capital.

Uma coisa venho esquecendo de frisar, os empregos diretos e indiretos que estas repartições ou indústrias traziam para o município. Os funcionários gastavam o seu salário no comércio local. Com o encerramento das atividades os empregos eram remanejados para outras cidades ou simplesmente extintos e isto, obviamente, diminuía a circulação de dinheiro no comércio. Somente os gestores e Deputados que comandavam o município nunca enxergaram essa  grande perda e não faziam pressão para que o remanejamento não acontecesse. A única exceção cabe ao Deputado Eraldo Malta Brandão, quando quizeram remanejar a  Agência do Banco do Nordeste do Brasil para Palmeira dos Índios e ele fez com que isto não acontecesse. Vale ressaltar que até a carta patente chegou a ser transferida, segundo comentários da época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário