quinta-feira, 31 de dezembro de 2009



Augusto César Malta de Campos (1864-1957) foi fotógrafo oficial da Prefeitura do então Distrito Federal, nomeado por Pereira Passos.


De 1903 a 1936, documentou um período de notáveis transformações urbanísticas e arquitetônicas na cidade, acompanhando as grandes remodelações do Rio de Janeiro de seu tempo, como o desmonte do Morro do Castelo, a abertura da Av. Central, a Exposição Nacional de 1908 e a Exposição Internacional de 1922, em comemoração ao Centenário da Independência do Brasil.

Malta também, registrou a execução e a inauguração de obras públicas, monumentos, prédios históricos, carnavais antigos, os corsos e as batalhas de flores, flagrantes do momento, o surgimento das favelas, notícias e acontecimentos da época, em obra de inestimável valor histórico para a preservação da memória da cidade.

Esta é uma homenagem dedicada a este grande matagrandense e fotógrafo do passado Carioca.

3 comentários:

  1. Grande em que sentido?Que legado deixou para a terra natal?O que fez por MATA GRANDE???????????????

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. AO SR. ANÔNIMO:nem sempre nos artistas somos reconhecidos no auge de nossas carreiras,principalmete do que se trata de viver num lugar atrassado cercado de pessoas ignorantes que nao buscam reconhecer o exato valor de sua obra . Sim o fato dele ter saido de Mata Grande já é um grande feito, tivemos um representante nos registros da história de nosso país.

    ResponderExcluir